Asma em adultos

O que é asma?

A asma é uma condição que pode dificultar a respiração. Os sintomas da asma podem ser leves ou graves. E eles podem ir e vir. Às vezes, os sintomas da asma começam de repente.
Os ataques de asma acontecem quando as vias respiratórias nos pulmões ficam estreitas e inflamadas. A asma pode ocorrer em famílias.

Como devo controlar minha asma durante a pandemia de COVID-19?

COVID-19 significa “doença coronavírus 2019”. É causada por um vírus chamado SARSCoV-

  1. O vírus apareceu pela primeira vez no final de 2019 e desde então se espalhou pelo
    mundo.
    Pessoas com COVID-19 podem ter febre, tosse e outros sintomas. Em casos graves, pode causar pneumonia e dificuldade para respirar. Algumas pessoas com asma podem ter maior probabilidade de apresentar sintomas graves se receberem COVID-19. Se você tem
    asma, é especialmente importante tomar medidas para evitar ficar doente. Isso inclui ficar em casa o máximo possível e lavar as mãos com frequência.
    Se você toma medicamentos para controlar sua asma ou tratar ataques de asma, é importante mantê-los normalmente. Se você tiver sintomas de COVID-19, ou achar que pode ter sido exposto ao vírus, chame seu médico ou enfermeira. O restante deste artigo contém informações gerais sobre a asma.

    Quais são os sintomas da asma?

    Os sintomas da asma podem incluir:

    ● respiração ofegante ou ruidosa
    ● tosse
    ● Uma sensação de aperto no peito
    ● Falta de ar

Os sintomas podem acontecer todos os dias, todas as semanas ou com menos frequência. Os sintomas podem variar de leves a graves. Embora seja raro, um episódio de asma às vezes pode até levar à morte.

Existe um teste para asma?

Sim. Seu médico perguntará sobre seus sintomas e fará um teste de respiração para ver como seus pulmões estão funcionando.
Se o seu médico achar que as alergias podem estar piorando a asma, ele pode sugerir um teste de alergia. Isso pode incluir testes de pele ou de sangue.

Como a asma é tratada?

A asma é tratada com diferentes tipos de medicamentos. Os medicamentos podem ser inaladores, líquidos ou comprimidos. O seu médico irá prescrever um medicamento com base na frequência com que você tem os sintomas e na gravidade dos seus sintomas.
Os medicamentos para asma atuam em 1 de 2 maneiras:

● Os medicamentos de alívio rápido param os sintomas rapidamente – em 5 a 15 minutos.

Quase todas as pessoas com asma têm um inalador de alívio rápido que carregam consigo. As pessoas usam esses medicamentos sempre que apresentam sintomas de asma. A maioria das pessoas precisa desses medicamentos 1 ou 2 vezes por semana – ou com

menos frequência. Mas quando os sintomas da asma pioram, mais doses podem ser necessárias. Algumas pessoas podem sentir tremores após tomarem estes medicamentos. Algumas pessoas também precisam de uma máquina chamada “nebulizador” para respirar o remédio.

● Os medicamentos de controle de longo prazo controlam a asma e previnem sintomas futuros. Pessoas que apresentam sintomas de asma mais de 2 vezes por semana precisam usar um medicamento controlador 1 ou 2 vezes ao dia

Os medicamentos de controle tendem a demorar mais para fazer efeito, às vezes algumas semanas. Portanto, pode ser difícil dizer se o medicamento está funcionando. Continue a tomar o medicamento, mas fale com o seu médico ou enfermeiro se sentir que o medicamento não está a funcionar.
É muito importante que você tome todos os medicamentos que o médico prescreve, exatamente como você deve tomá-los. Você pode ter que tomar medicamentos algumas vezes ao dia. O seu médico ou enfermeiro irá mostrar-lhe a forma correta de usar o seu inalador.
Se os seus sintomas piorarem muito de repente, use o seu medicamento de alívio rápido e contate o seu médico ou enfermeiro. Pode ser necessário ir ao hospital para tratamento.

O que é um plano de ação para asma?

Um plano de ação para a asma é uma lista de instruções que informam:
● Quais medicamentos usar todos os dias em casa
● Quais medicamentos tomar se os sintomas piorarem
● Quando obter ajuda ou chamar uma ambulância

Se você tiver sintomas de asma frequentes ou graves, seu médico pode sugerir que você tenha um plano de ação para a asma. Nesse caso, você e seu médico trabalharão juntos para fazer um. Como parte de seu plano de ação, você pode precisar usar algo chamado “medidor de fluxo de pico”. Respirar neste dispositivo mostrará como seus pulmões estão funcionando. Seu médico mostrará a maneira correta de usar o medidor de fluxo máximo.

Devo consultar um médico ou enfermeira?

Sim. Consulte o seu médico ou enfermeiro se tiver sintomas de asma. E chame seu médico ou enfermeira se você tiver um ataque de asma e os sintomas não melhorarem ou piorarem depois de usar um medicamento de alívio rápido. Se os sintomas de asma forem graves, chame uma ambulância
Se precisar de medicamentos para asma todos os dias, você deve consultar seu médico ou enfermeiro a cada 6 meses ou mais frequentemente.

Os sintomas da asma podem ser evitados?

Sim. Você pode ajudar a prevenir os sintomas da asma. Você pode ficar longe de coisas que causam ou pioram seus sintomas. Os médicos chamam isso de “gatilhos”. Se você sabe quais são seus gatilhos, evite-os o máximo possível. Abaixo estão alguns gatilhos comuns, mas seus gatilhos podem ser diferentes. Pergunte ao seu médico ou enfermeira o que é importante para você:

● Fumaça de cigarro – evite locais onde as pessoas fumam. Se você fuma, peça ajuda para parar.

● Exercício – O exercício pode ser bom para pessoas com asma, mesmo que seja um gatilho. Mas pode ser necessário tomar uma dose extra de seu medicamento inalador de alívio rápido antes de fazer exercícios. Pode ajudar aquecer antes de fazer exercícios intensos. Se você se exercitar ao ar livre em um dia muito frio, também pode ajudar usar um lenço solto ou máscara sobre o nariz e a boca.

● Poeira – capas de colchão e travesseiro podem reduzir os ácaros da poeira.

● Molde – Use um desumidificador ou ar condicionado para manter o ar interno seco. Remova qualquer molde que você vê.

● Certos animais – podem incluir cães, gatos, ratos ou baratas. Se você é alérgico a animais ou insetos, tente descobrir maneiras de evitá-los.

● Pólen – Fique em casa quando possível durante a temporada de pólen. Mantenha suas janelas e portas fechadas sempre que puder.

● Ficar doente com um resfriado ou gripe – certifique-se de tomar uma vacina contra a gripe todos os anos. Algumas pessoas também precisam tomar uma vacina para ajudar a prevenir a pneumonia. Se você acha que pode ter sido exposto à gripe, informe o seu
médico ou enfermeira. Eles podem prescrever medicamentos especiais (chamados medicamentos “antivirais”).

● Estresse – Alguns adultos com asma apresentam sintomas piores se tomarem aspirina ou medicamentos chamados AINEs. Os AINEs incluem ibuprofeno (nomes de marcas de amostra: Advil, Motrin) e naproxeno (nomes de marcas de amostra: Aleve, Naprosyn).
Pergunte ao seu médico se você precisa evitar esses medicamentos.
Se você não pode evitar certos gatilhos, converse com seu médico sobre o que você pode fazer. Por exemplo, você pode precisar tomar uma dose extra de seu medicamento inalador de alívio rápido antes de fazer exercícios ou de estar perto de pólen ou de animais aos quais é alérgico.

E se eu quiser engravidar?

Se você quiser engravidar, converse com seu médico sobre como controlar sua asma. Manter a asma bem controlada é importante para a saúde do seu bebê. A maioria dos medicamentos para asma pode ser tomada com segurança se você estiver grávida.

Fonte: www.uptodate.com

Caso você queira se consultar com um médico online agora, é só clicar em Iniciar Atendimento e escolher o especialista ou generalista para te ajudar.

Todos os direitos reservados a SOS Saúde em Casa | 2020