Como dormir melhor?

Primeiramente, o que é insônia?

A insônia se caracteriza por problemas no sono. Geralmente, pessoas com insônia têm problemas para adormecer ou para dormir, ou não se sentem descansadas quando acordam.

Quais são os sintomas da insônia?

No geral, pessoas com insônia têm:

  • Problemas para adormecer ou para dormir;
  • Cansaço durante o dia;
  • Problemas para pensar com clareza ou esquecimento das coisas;
  • Irritação, ansiedade ou melancolia;
  • Menos energia ou interesse em fazer as coisas;
  • Comete erros ou sofre acidentes com mais frequência do que o normal;
  • Preocupação com a falta de sono.

Esses sintomas podem ser tão graves que afetam os relacionamentos ou a vida profissional de uma pessoa. Além disso, eles podem acontecer mesmo quando o indivíduo parece dormir horas suficientes.

Existem testes que eu deveria fazer?

Provavelmente não. A maioria das pessoas com insônia não precisam de testes. Seu médico provavelmente será capaz de dizer o que está errado apenas conversando com você. Ele também pode pedir que você mantenha um registro diário por 1 a 2 semanas, onde você acompanha como dorme todas as noites. Como lidar com a insônia?

Em alguns casos, as pessoas precisam de testes especiais de sono, como a “polissonografia” ou a “actigrafia”.

  • Polissonografia: A polissonografia é um teste que geralmente dura a noite toda e é realizado em um laboratório do sono. Durante o teste, os monitores são conectados ao seu corpo para registrar movimentos, atividade cerebral, respiração e outras funções do corpo.
  • Actigrafia: A actigrafia registra atividade e movimento com um monitor ou detector de movimento que geralmente é usado no pulso. O teste é feito em casa, durante vários dias e noites. Ele registrará o quanto você realmente dorme e quando.

O que posso fazer para melhorar minha insônia?

Você pode seguir uma boa “rotina de sono”. Isso significa que você deve:

  • Dormir apenas o suficiente para se sentir descansado e depois levantar.
  • Ir para a cama e levantar-se todos os dias à mesma hora.
  • Não se forçar a dormir. Se você não conseguir dormir, saia da cama e tente novamente mais tarde.
  • Tomar café, chá e outros alimentos que contenham cafeína somente pela manhã.
  • Evitar álcool no final da tarde, noite e hora de dormir.
  • Evitar fumar, especialmente à noite.
  • Manter seu quarto escuro, fresco, silencioso e livre de coisas que causam estresse.
  • Resolva os problemas que você tem antes de ir para a cama.
  • Exercite-se vários dias por semana, mas não antes de dormir.
  • Evite olhar para telefones ou dispositivos de leitura (“e-books”) que emitem luz antes de dormir. Isso pode tornar mais difícil adormecer.

Outras coisas que podem melhorar o sono incluem:

● Terapia de relaxamento, na qual você se concentra em relaxar todos os músculos do seu corpo um por um.

● Trabalhar com um conselheiro ou psicólogo para lidar com os problemas que podem estar causando a insônia.

Devo consultar um médico?

Sim. Se você tiver insônia e estiver incomodando, consulte seu médico. Ele ou ela pode ter sugestões sobre como corrigir o problema. Existem remédios para me ajudar a dormir? Sim, existem medicamentos para ajudar no sono, mas você deve experimentá-los somente depois de experimentar as técnicas descritas acima. Você também não deve usar medicamentos para dormir todas as noites por longos períodos de tempo. Caso contrário, você poderá se tornar dependente deles para dormir.

Às vezes a insônia é causada por problemas de saúde mental, como depressão ou ansiedade. Se esse for o seu caso, você pode se beneficiar de um antidepressivo em vez de um auxílio para dormir. Os antidepressivos geralmente melhoram o sono e também podem ajudar com outras preocupações.

Caso você queira se consultar com um médico online agora, é só clicar em Iniciar Atendimento e escolher o especialista ou generalista para te ajudar.

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