O que são celulite e erisipela?

Celulite e erisipela são ambas infecções da pele. Essas infecções podem causar vermelhidão, dor e inchaço. A diferença entre elas é que a erisipela tende a afetar as camadas superiores da pele, enquanto a celulite tende a afetar as camadas mais profundas e, às vezes, a gordura sob a pele.
Celulite e erisipela podem acontecer quando os germes entram na pele. Normalmente, diferentes tipos de germes vivem na pele de uma pessoa. Na maioria das vezes, eles não causam problemas, mas se uma pessoa recebe um corte ou uma ruptura na pele, os germes podem entrar na pele e causar uma infecção.
Certas condições podem aumentar a chance de uma pessoa ter celulite ou erisipela. Esses incluem:

• Cortar (mesmo que minúsculo);
• Ter outro tipo de infecção cutânea ou uma condição cutânea prolongada;
• Inchaço da pele ou inchaço no corpo;
• Estar acima do peso.

Quais são os sintomas da celulite e erisipela?

Ambos os tipos de infecção causam sintomas muito semelhantes. Qualquer infecção pode
fazer com que a área infectada seja dolorosa, vermelha, inchada ou quente. Algumas pessoas com celulite ou erisipela às vezes também podem ter febre ou calafrios. E, às vezes, as pessoas com essas infecções não apresentam sintomas ou apenas alguns desses sintomas.
Na maioria das vezes, celulite e erisipela ocorrem nas pernas ou nos braços. Mas as pessoas podem contrair essas infecções em outros lugares, como a barriga, o rosto, a boca ou o ânus.

Vou precisar de testes?

A maioria das pessoas não precisa de nenhum teste. O seu médico pode somente examinar a sua pele. É importante que um médico faça um exame para descobrir que tipo de infecção você tem.
O tratamento certo para uma infecção de pele depende do tipo de infecção que é e de quais germes a estão causando. O seu médico pode precisar fazer testes para descobrir a causa da sua infecção.
Se você tem celulite ou erisipela, é importante receber tratamento. Essas infecções podem se espalhar para todo o corpo e se tornar graves se não forem tratadas.

Como são tratadas a celulite e a erisipela?

Essas infecções são tratadas com pílulas antibióticas. Se o seu médico prescrever medicamentos para você tomar em casa, é importante seguir as instruções exatamente. Tome todos os comprimidos, mesmo que se sinta melhor antes de terminá-los. Se você não tomar todas as pílulas, a infecção pode voltar pior. Pessoas que têm infecções graves podem ser tratadas no hospital e receber antibióticos através de um tubo fino que entra na veia, chamado de “IV”.

O que posso fazer para ajudar a tratar minha infecção?

Você pode:
• Levantar o braço ou a perna (se houver infecção no braço ou perna) para reduzir o inchaço levante acima do nível do coração 3 ou 4 vezes ao dia, durante 30 minutos.

• Mantenha a área infectada limpa e seca – Você pode tomar um banho, mas certifique-se de secar a área com uma toalha depois. Não coloque pomadas ou cremes antibióticos na área.

• Mantenha a área infectada limpa e seca – Você pode tomar um banho, mas certifique-se de secar a área com uma toalha depois. Não coloque pomadas ou cremes antibióticos na área.

Devo ligar para o meu médico?

Você deve ligar para o seu médico se seus sintomas não melhorarem dentro de 3 dias após o início do tratamento. Você também deve ligar se a área vermelha parecer:

• Maior;
• Mais inchada;
• Mais dolorosa.

O seu médico pode fazer outro exame ou testes para verificar se você precisa de medicamentos diferentes.

As infecções de pele podem ser prevenidas?

Às vezes. Se você cortar a pele, lave bem a área com água e sabão. Isso pode ajudar a impedir que a área seja infectada. Se você tiver uma doença de pele a longo prazo, pergunte ao seu médico o que você pode fazer para ajudar a prevenir infecções.
E lembre-se: caso você esteja precisando de atendimento para tratar as suas infecções de pele, é só entrar em contato com a SOS em Casa! Basta clicar abaixo e iniciar a sua consulta .