fbpx

Colite ulcerativa em adultos

O que é Colite Ulcerosa?

A colite ulcerosa é uma condição que causa diarreia, dor de barriga e evacuações com sangue. Esses sintomas acontecem porque o intestino grosso fica inflamado e apresenta feridas, chamadas de “úlceras”. O intestino grosso também é chamado de cólon.

Quais são os sintomas da colite ulcerosa?

Os sintomas podem ser leves ou graves. Eles podem acontecer apenas uma vez. Ou eles podem ir embora e voltar repetidamente. Os possíveis sintomas incluem:

  • Diarreia que pode acontecer 10 ou mais vezes ao dia
  • Evacuações intestinais com sangue
  • Sangramento do ânus
  • Muco saindo do ânus
  • Cãibras na barriga
  • febre
  • perda de peso
  • Inchaço e dor nos quadris e joelhos
  • Vermelhidão e dor nos olhos
  • Erupção cutânea
  • Úlceras ou feridas na boca

Existe um teste para colite ulcerosa?

Sim. Existem alguns testes que podem ajudar os médicos a diagnosticar a colite ulcerosa. Os médicos geralmente usam um teste denominado “sigmoidoscopia” ou um teste semelhante denominado “colonoscopia”. Para esses testes, o médico coloca um tubo fino em seu reto (a parte inferior do intestino grosso) e o enfia no cólon. O tubo tem uma câmera acoplada a ele, para que o médico possa examinar seu cólon. O tubo também tem ferramentas acopladas, de modo que o médico pode colher amostras de tecido para examinar ao microscópio. Outros testes podem incluir raios-X ou varreduras.

Eu preciso mudar minha dieta?

Depende. Não existe um tipo específico de dieta que comprovadamente ajude as pessoas com colite ulcerosa a se sentirem melhor. Mas algumas pessoas percebem que certos alimentos parecem piorar os sintomas. Se isso acontecer com você, seu médico pode sugerir evitar esses alimentos por um tempo para ver se você se sente melhor. Por exemplo, algumas pessoas se sentem melhor se evitarem laticínios como leite, iogurte e queijo.

Se você evitar certos alimentos, seu médico pode sugerir tomar suplementos. Isso pode ajudar a garantir que você esteja recebendo os nutrientes de que precisa.

Como é tratada a colite ulcerosa?

Dependendo de seus sintomas, seu médico pode prescrever:

  • Medicamentos que coloca diretamente no reto – reduzem o inchaço em casos leves. Demora cerca de 3 a 4 semanas antes de começarem a trabalhar.
  • Medicamentos que você toma em uma pílula – um comum é chamado de “5-ASA”.
  • Um breve curso de um medicamento esteróide – Isso ajuda a reduzir o inchaço. Esses medicamentos não são iguais aos esteróides que alguns atletas tomam ilegalmente.
  • Medicamentos que atuam no sistema imunológico – Esses medicamentos podem ajudar a proteger o cólon contra danos. Eles incluem medicamentos “biológicos” como infliximabe (nome comercial: Remicade), adalimumabe (nome comercial: Humira) e vedolizumabe (nome comercial: Entyvio).

Para a maioria das pessoas, os sintomas desaparecem após apenas algumas semanas de tratamento.

A cirurgia é uma opção?

Quando os medicamentos não funcionam, a cirurgia pode ajudar. Existem 2 tipos:

  • Cirurgia para remover o cólon, reto e ânus. As pessoas que passam por esta cirurgia não podem mais evacuar da maneira normal. Em vez disso, seus movimentos intestinais saem por um orifício em sua barriga. Um saco plástico pega o lixo.
  • Cirurgia para remover apenas o cólon e o reto. Após a cirurgia, o médico reconecta o intestino delgado ao ânus. As pessoas que passam por esta cirurgia podem evacuar de maneira normal.

E se eu quiser engravidar?

Na maioria dos casos, a colite ulcerosa não afeta a capacidade da mulher de engravidar. Se você deseja ter um bebê, converse com seu médico ou enfermeira antes de começar a tentar engravidar. Ele pode garantir que você faça todos os exames de que precisa antes e durante a gravidez. É importante que a colite ulcerosa seja tratada adequadamente durante a gravidez. O seu médico ou enfermeiro pode querer mudar os seus medicamentos. Isso porque alguns dos medicamentos usados para tratar a colite ulcerosa podem não ser seguros para o bebê. Seu médico também pode querer prescrever uma dose mais alta de ácido fólico para você do que as mulheres sem colite ulcerosa. Condições como a colite ulcerosa ocorrem em famílias. Portanto, se você tem um filho, ele ou ela também pode ter.

Caso você queira se consultar com um médico online agora, é só clicar em Iniciar Atendimento e escolher o especialista ou generalista para te ajudar.

Todos os direitos reservados a SOS Saúde em Casa | 2020

Precisamos de apenas algumas informações antes de iniciar o seu atendimento.

Receba GRATUITAMENTE nosso E-book Exclusivo criado por nossos médicos