fbpx

Infecções de ouvido em crianças

O que é uma infecção no ouvido?

Uma infecção de ouvido é uma condição que pode causar dor de ouvido, febre e problemas auditivos. As infecções de ouvido são comuns em crianças.

As infecções de ouvido costumam ocorrer em crianças depois que elas pegam um resfriado. O fluido pode se acumular na parte média da orelha, atrás do tímpano. Esse líquido pode infeccionar e pressionar o tímpano, causando sua protuberância. Isso causa sintomas.

Em algumas crianças, algum líquido pode permanecer no ouvido por semanas a meses após a dor e a infecção terem passado. Este fluido pode causar perda auditiva que geralmente é leve e temporária. Se a perda auditiva durar muito tempo, às vezes pode causar problemas de linguagem e fala, especialmente em crianças que correm o risco de ter problemas de linguagem ou de aprendizagem.

Quais são os sintomas de uma infecção no ouvido?

Em bebês e crianças pequenas, os sintomas incluem:

  • febre
  • Puxar a orelha
  • Ser mais exigente ou menos ativo do que o normal
  • Sem apetite e sem comer tanto
  • Vômito ou diarreia

Infecções de ouvido em crianças

Em crianças mais velhas, os sintomas geralmente incluem dor de ouvido ou perda temporária de audição.

Como posso saber se meu filho está com infecção no ouvido?

Se você acha que seu filho tem uma infecção no ouvido, consulte um médico ou enfermeira. O médico ou enfermeiro deve ser capaz de dizer se o seu filho tem uma infecção no ouvido. Ele perguntará sobre os sintomas, fará um exame e examinará os ouvidos de seu filho.

Há algo que eu possa fazer sozinho para ajudar meu filho a se sentir melhor?

Sim. Você pode dar ao seu filho medicamentos, como paracetamol (nome da marca: Tylenol) ou ibuprofeno (nomes da marca: Advil, Motrin) para reduzir a dor. Mas nunca dê aspirina a uma criança com menos de 18 anos. A aspirina pode causar uma condição perigosa chamada síndrome de Reye.

A maioria dos médicos não recomenda o tratamento de infecções de ouvido com remédios para resfriado e tosse. Esses medicamentos podem ter efeitos colaterais perigosos em crianças pequenas.

Como as infecções de ouvido são tratadas?

Os médicos podem tratar infecções de ouvido com antibióticos. Esses medicamentos matam as bactérias que causam algumas infecções de ouvido. Mas os médicos nem sempre prescrevem esses medicamentos imediatamente. Isso porque muitas infecções de ouvido são causadas por vírus – não por bactérias – e os antibióticos não matam os vírus. Além disso, muitas crianças superam infecções de ouvido sem antibióticos.

Os médicos geralmente prescrevem antibióticos para tratar infecções de ouvido em bebês com menos de 2 anos de idade. Para crianças com mais de 2 anos, os médicos às vezes evitam os antibióticos. O médico do seu filho pode sugerir que você observe os sintomas do seu filho por 1 ou 2 dias antes de tentar antibióticos se:

  • Seu filho é saudável em geral
  • A dor e a febre não são graves

Você e seu médico devem discutir se devem ou não dar antibióticos ao seu filho. Isso dependerá da idade do seu filho, dos problemas de saúde e de quantas infecções de ouvido ele teve no passado.

Quando devo fazer o acompanhamento com o médico ou enfermeira?

Você deve chamar o médico ou enfermeira:

  • Após 1 a 2 dias, se estiver observando os sintomas de seu filho. Se a dor e a febre não melhorarem, seu médico pode prescrever antibióticos.
  • Após 2 dias, se seu filho estiver tomando antibióticos e os sintomas não tiverem melhorado ou piorado.

Você também deve consultar o médico ou enfermeira alguns meses após uma infecção no ouvido se seu filho tiver menos de 2 anos ou tiver problemas de linguagem ou de aprendizagem. Seu médico ou enfermeira fará um exame de ouvido para ter certeza de que o fluido foi embora. Seu filho também pode precisar de testes de acompanhamento para verificar sua audição.

Se o fluido no ouvido está causando perda de audição e não desaparece após vários meses, seu médico pode sugerir um tratamento para ajudar a drenar o fluido. Trata-se de uma cirurgia em que o médico coloca um pequeno tubo no tímpano.

Posso reduzir o número de infecções de ouvido que meu filho contrai?

Sim. Se seu filho tiver muitas infecções de ouvido, pergunte ao médico o que você pode fazer para prevenir infecções recorrentes. O médico pode sugerir que seu filho tome as vacinas de rotina (que ele pode estar faltando). O médico também pode falar com você sobre os riscos e benefícios de:

  • Dar ao seu filho um antibiótico todos os dias durante certos meses do ano
  • Fazer cirurgia para colocar um pequeno tubo no tímpano do seu filho
Caso você queira se consultar com um médico online agora, é só clicar em Iniciar Atendimento e escolher o especialista ou generalista para te ajudar.

Todos os direitos reservados a SOS Saúde em Casa | 2020

Precisamos de apenas algumas informações antes de iniciar o seu atendimento.

Receba GRATUITAMENTE nosso E-book Exclusivo criado por nossos médicos