A incontinência fecal é o termo médico para quando uma pessoa perde o controle de seus intestinos. Uma pessoa com incontinência fecal pode apresentar vazamento de fezes sólidas ou líquidas. O termo “incontinência anal” inclui esses problemas, bem como o vazamento de gás.

A incontinência fecal é mais comum em mulheres que tiveram 1 ou mais bebês quando eram mais jovens. Isso acontece porque os músculos que controlam os movimentos intestinais podem ser danificados durante o parto. Os homens também podem ter incontinência fecal por outros motivos.

Ter incontinência fecal pode ser constrangedor e estressante. As pessoas que a têm às vezes ficam em casa em vez de sair, porque têm medo de “sofrer um acidente”. Se você tem problemas para controlar seus intestinos, saiba que o problema não é uma parte normal do envelhecimento. Muitas vezes pode ser tratado e corrigido, ou pelo menos melhorado.

Existe um teste para incontinência fecal?

Sim. Seu médico ou enfermeira examinará seu ânus e fará um “exame retal digital”.

Durante um exame retal digital, seu médico ou enfermeira colocará um dedo enluvado em seu ânus e reto para sentir se há caroços ou qualquer coisa anormal. Os médicos também podem fazer alguns testes diferentes para descobrir o que pode estar causando a incontinência fecal. Seu médico pode solicitar um ou mais destes testes:

Há algo que eu possa fazer sozinho para me sentir melhor?

Sim. Algumas pessoas têm menos problemas com incontinência fecal se:

Exemplos incluem:

Devo consultar um médico ou enfermeira?

Sim. Se você tem incontinência fecal, informe o seu médico ou enfermeira. As pessoas às vezes são muito tímidas para tocar no assunto. Mas a incontinência fecal é um problema médico real que pode ser tratado.

Como é tratada a incontinência fecal?

Os tratamentos que seu médico pode sugerir incluem: