A labirintite é uma condição que causa tonturas repentinas e problemas de equilíbrio.
Pessoas com esse problema também sentem enjôo e podem vomitar. Freqüentemente, as pessoas ficam muito doentes por alguns dias e então começam a se sentir melhor. Mas às vezes, os sintomas duram semanas.
O que causa labirintite?
Os médicos não sabem ao certo o que causa a labirintite. Os sintomas parecem estar relacionados ao inchaço ou outro problema com o nervo dentro do cérebro que controla a audição e o equilíbrio. Em algumas pessoas, a labirintite ocorre durante ou após uma infecção por vírus. Mas a maioria das pessoas com labirintite não apresenta sintomas de infecção.
Quais são os sintomas da labirintite?
Os sintomas incluem:
- Sensação de girar, balançar ou inclinar – este é um tipo de tontura denominado “vertigem”. Você também pode sentir que a sala está se movendo ao seu redor.
- Sentir que vai vomitar (náuseas)
- Vômito (vômito)
- Problemas com equilíbrio e caminhada
- Perda auditiva em 1 orelha
Como é tratada a labirintite?
O tratamento depende dos seus sintomas, de quanto tempo eles duraram e do que provavelmente causou a labirintite.
Seu médico pode prescrever medicamentos que podem:
- Trate infecções causadas por vírus
- Reduz o inchaço ao redor dos nervos dentro do cérebro
- Trate os sintomas de vertigem
- Trate náuseas e vômitos
A labirintite pode fazer você se sentir muito mal. Mas não é perigoso. A maioria das pessoas se sente completamente melhor após algumas semanas. É raro ter labirintite mais de uma vez.
Se seus sintomas durarem mais do que algumas semanas, seu médico pode encaminhá-lo a um fisioterapeuta (especialista em exercícios). Eles podem lhe ensinar exercícios especiais para ajudar no seu equilíbrio.