O que é seborreia?

A seborreia (ou dermatite seborreica) é uma condição da pele que causa vermelhidão, manchas escamosas e, às vezes, coceira. Geralmente afeta áreas com muitas glândulas sebáceas. Estes incluem o couro cabeludo, face, parte superior do peito e costas. A caspa é um tipo leve de dermatite seborreica.
Ela geralmente é comum em bebês, onde pode causar vermelhidão e escamas amarelas oleosas na cabeça. Também pode causar manchas vermelhas e escamas oleosas no rosto, na área da fralda ou em outras áreas.

Quais são os sintomas da dermatite seborreica?

Nos adultos, os sintomas comuns incluem:
• Vermelhidão;
• Manchas escamosas na pele que podem parecer oleosas;
• Escamas ou ocos brancos na cabeça ou no cabelo – Esse é o sintoma mais comum da
caspa;
• Coceira leve;
• Remela amarela e dura nos cílios e vermelhidão das pálpebras.
• estresse pode piorar a dermatite seborreica. Muitas vezes piora no inverno, quando o tempo está frio e seco. Pode melhorar no verão.

Existe um teste para dermatite seborreica?

Não, não há um teste para dermatite seborreica. Um médico geralmente pode dizer se alguém tem essa condição fazendo um exame e perguntas.
Se o seu médico não tiver certeza de que tem dermatite seborreica, ele poderá fazer uma biópsia de pele. Neste teste, o médico tira uma pequena amostra de pele de uma área afetada. Outro médico olha a amostra sob um microscópio para ver se é dermatite seborreica.

Como é tratada a dermatite seborreica?

Os tratamentos incluem:
• Cremes e pomadas para a pele – Eles podem ajudar a parar a coceira e a vermelhidão. Eles podem conter medicamentos que matam fungos (chamados “medicamentos antifúngicos”), esteroides ou outros medicamentos. Estes não são os mesmos que os esteroides que alguns atletas tomam ilegalmente.
• Shampoos com medicamentos antifúngicos ou esteroides.
Geralmente a dermatite seborreica desaparece por conta própria. Isso pode levar algumas semanas ou meses. Se você tiver alguma dúvida, pergunte ao médico sobre o seu bebê.

Existe algo que eu possa fazer sozinho para me sentir melhor?

Sim. Dependendo do tipo de dermatite seborreica, existem diferentes tratamentos que você pode tentar. Eles incluem:

• Usar um shampoo anti-caspa de venda livre. Use-o todos os dias até ver menos caspa. Depois disso, use-o em dias alternados ou duas vezes por semana. Deixe-o no cabelo por 5 ou 10 minutos. Em seguida, lave o cabelo, certificando-se de tirar todo o shampoo. Se sua caspa não melhorar após 4 a 6 semanas, tente um shampoo anti-caspa diferente. Se seus sintomas piorarem, consulte seu médico.
• Usar um creme de hidrocortisona sem receita para ajudar a parar a vermelhidão e coceira no rosto ou no corpo. Use-o 1 ou 2 vezes ao dia até que os sintomas melhorem. Se eles não melhorarem após 2 semanas, consulte um médico.

Se o seu bebê tiver dermatite seborreica, você pode tentar:
• Lavar a área com shampoo para bebê e usar uma escova macia ou um pente fino para remover a pele escamosa.
• Colocar uma pequena quantidade de óleo (como vaselina, óleo vegetal, óleo mineral ou óleo de bebê) na cabeça do bebê para amolecer a pele escamosa. Em seguida, escove suavemente o couro cabeludo do bebê com uma escova macia para remover as escamas. Depois, lave a área com shampoo para bebê comum (não shampoo para bebê com remédio).

Se o seu bebê ainda tiver seborreia depois de tentar essas coisas, converse com o médico sobre a condição do seu bebê. No caso de você se sentir incomodado com a dermatite seborreica, conte com a SOS Saúde em Casa. Clique abaixo e inicie o seu atendimento online.

Fonte: https://www.uptodate.com