A sinusite é uma condição que pode causar nariz entupido, dor no rosto e secreção (muco) nasal. Os seios da face são áreas ocas nos ossos da face. Eles têm um revestimento fino que normalmente produz uma pequena quantidade de muco. Quando esse revestimento fica irritado ou infeccionado, ele incha e produz muco extra. Isso causa sintomas.

A sinusite pode ocorrer quando uma pessoa fica gripada. Os germes que causam o resfriado também podem infectar os seios da face. Muitas vezes, uma pessoa sente que seu resfriado está melhorando. Mas então ele ou ela começa a ter sinusite e começa a se sentir mal novamente.

Quais são os sintomas da sinusite?

Os sintomas comuns de sinusite incluem:

Pessoas com sinusite também podem ter outros sintomas, que incluem:

Sinusite em adultos

Na maioria das vezes, os sintomas começam a melhorar em 7 a 10 dias.

Devo consultar um médico ou enfermeira?

Consulte o seu médico ou enfermeiro se os seus sintomas durarem mais de 10 dias ou se os sintomas melhorarem no início, mas depois piorarem.

Às vezes, a sinusite pode causar problemas sérios. Consulte seu médico ou enfermeira imediatamente (não espere 10 dias) se você tiver:

Há algo que eu possa fazer sozinho para me sentir melhor?

Sim. Para reduzir seus sintomas, você pode:

Seu médico também pode prescrever um spray nasal de esteróide para reduzir o inchaço no nariz. (Sprays esteróides nasais não contêm os mesmos esteróides que alguns atletas tomam ilegalmente.)

Como a sinusite é tratada?

Na maioria das vezes, a sinusite não precisa ser tratada com antibióticos. Isso ocorre porque a maioria das sinusites é causada por vírus – não bactérias – e os antibióticos não matam os vírus. Muitas pessoas superam infecções sinusais sem antibióticos.

Algumas pessoas com sinusite precisam de tratamento com antibióticos. Se os seus sintomas não melhorarem após 10 dias, pergunte ao seu médico se você deve tomar antibióticos. Seu médico pode recomendar que você espere mais 1 semana para ver se os sintomas melhoram. Mas se você tiver sintomas como febre ou muita dor, ele pode prescrever antibióticos. É importante seguir as instruções do seu médico sobre como tomar seus antibióticos.

E se meus sintomas não melhorarem?

Se os seus sintomas não melhorarem, fale com o seu médico ou enfermeiro. Ele ou ela pode solicitar exames para descobrir por que você ainda tem os sintomas. Isso pode incluir:

Algumas pessoas têm muitas infecções nos seios da face ou apresentam sintomas que duram pelo menos 3 meses. Essas pessoas podem ter um tipo diferente de sinusite, denominado “sinusite crônica”. A sinusite crônica pode ser causada por diferentes causas. Por exemplo, algumas pessoas têm tumores no nariz ou nos seios da face chamados de “pólipos”. Outras pessoas têm alergias que causam seus sintomas.

A sinusite crônica pode ser tratada de diferentes maneiras. Se você tem sinusite crônica, converse com seu médico sobre quais tratamentos são adequados para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.