A endocrinologia é a área de atuação médica responsável por cuidar do sistema endócrino. Mais especificamente, todas as doenças que estejam relacionadas às glândulas encarregadas por produzir hormônios.

As consultas endocrinológicas têm como principal objetivo diagnosticar e tratar doenças que estejam relacionadas às glândulas supra renais, ovários, tireoide, hipotálamo, pâncreas, testículos, hipófise e paratireoides.

Todas as enfermidades podem estar relacionadas a alterações hormonais. As principais delas são a obesidade (excesso de peso), excesso de pelos, distúrbios da puberdade, deficiência ou excesso de crescimento, alterações no ciclo menstrual, tireoide, diabetes, doenças da hipófise, osteoporose, etc.

O endocrinologista é o médico especialista em endocrinologia, dedicado a estudar, realizar consultas, indicar tratamentos e medicações, e corrigir todas as enfermidades que podem causar um mau funcionamento das glândulas endócrinas.

É indicado procurar esse profissional sempre que notar os sinais de problemas hormonais ou dificuldades para perder peso. Quanto antes o tratamento for iniciado, há chances de diminuir os prejuízos no organismo, melhorando a qualidade de vida do paciente e minimizando os riscos de problemas graves na saúde.