O que é diabetes tipo 2?

A diabetes tipo 2 (às vezes chamada de “diabetes mellitus tipo 2”) é um distúrbio que interrompe a maneira como o corpo usa açúcar. Todas as células do seu corpo precisam de açúcar para funcionar normalmente. O açúcar entra nas células com a ajuda de um hormônio chamado insulina. Se não houver insulina suficiente, ou se o corpo parar de responder à insulina, o açúcar se acumula no sangue. É o que acontece com as pessoas com diabetes.
Existem 2 tipos diferentes de diabetes. Na diabetes tipo 1, o problema é que o corpo produz pouca ou nenhuma insulina. Na diabetes tipo 2, o problema é que as células do corpo não respondem à insulina, o corpo não produz insulina suficiente ou ambos.

Quais são os sintomas da diabetes tipo 2?

Diabetes tipo 2 geralmente não causa sintomas. Quando os sintomas ocorrem, eles incluem:

• Vontade de urinar com frequência;
• Sede intensa;
• Visão embaçada.

Se a diabetes tipo 2 raramente causa sintomas, por que devo me preocupar com isso?

Embora a diabetes tipo 2 possa não fazer você se sentir doente, pode causar sérios problemas a longo prazo, se não for tratada. O distúrbio pode levar a:

• Ataques cardíacos;
• Doenças renais;
• Problemas de visão (ou até cegueira);
• Dor ou perda de sensibilidade nas mãos e pés;
• A necessidade de remover dedos das mãos, dos pés ou outras partes do corpo (amputados).

Como sei se tenho diabetes tipo 2?

Para descobrir se você tem diabetes tipo 2, seu médico pode fazer um exame de sangue para medir a quantidade de açúcar no sangue.

Como é tratada a diabetes tipo 2?

Existem alguns medicamentos que ajudam a controlar o açúcar no sangue. Algumas pessoas precisam tomar pílulas que ajudam o corpo a produzir mais insulina ou que ajudam a insulina a fazer seu trabalho. Outros precisam de doses de insulina.
Dependendo dos medicamentos que você toma, pode ser necessário verificar regularmente o açúcar no sangue em casa. Mas nem todo mundo com diabetes tipo 2 precisa fazer isso. O seu médico lhe dirá se você deve verificar o açúcar no sangue e quando e como fazer isso.
Às vezes, as pessoas com diabetes tipo 2 também precisam de medicamentos para reduzir os problemas causados pela doença. Por exemplo, medicamentos usados para baixar a pressão arterial podem reduzir as chances de um ataque cardíaco ou derrame. Os medicamentos não são a única ferramenta para gerenciar o diabetes. Ser ativo, perder
peso, comer corretamente e não fumar podem ajudar as pessoas com diabetes a permanecerem o mais saudáveis possível. Também é importante receber a vacina contra a gripe todos os anos. Algumas pessoas também precisam de uma vacina para prevenir a pneumonia.

A diabetes tipo 2 pode ser prevenida?

Sim, pode. Para reduzir suas chances de contrair diabetes tipo 2, a coisa mais importante que você pode fazer é controlar seu peso. Se você já tem o distúrbio, a perda de peso pode melhorar sua saúde e controle de açúcar no sangue. Ser ativo também pode ajudar a prevenir ou controlar o distúrbio.
Caso você esteja com suspeitas ou tem diabetes tipo 2, você pode se consultar de maneira rápida e acessível aqui na SOS em Casa. É só clicar abaixo e começar o seu atendimento.