O que são hemorroidas?

Hemorroidas são veias inchadas no reto. Elas podem causar prurido, sangramento, dor e são muito comuns.
Em alguns casos, você pode ver ou sentir hemorroidas na parte externa do reto. Em outros casos, você não pode vê-las porque estão ocultas dentro do reto.

Quais são os sintomas das hemorroidas?

Hemorroidas nem sempre causam sintomas. Mas quando o fazem, os sintomas podem incluir:

• Comichão na pele ao redor do ânus
• Sangramento – o sangramento geralmente é indolor. Você pode ver sangue vermelho vivo
depois de usar o banheiro.
• Dor – Se um coágulo sanguíneo se formar dentro de uma hemorroida, isso pode causar dor. Também pode causar um nódulo que você pode sentir.

Devo consultar um médico?

Você deve consultar um médico se tiver algum sangramento ou se as fezes parecerem carvão. O sangramento pode ser causado por algo diferente de hemorroidas, então você deve fazer o check-out.
Se você tem hemorroidas, seu médico pode sugerir tratamentos. Mas existem algumas etapas que você pode experimentar primeiro.

O que posso fazer para evitar mais hemorroidas?

A coisa mais importante que você pode fazer é evitar ficar constipado. Você deve evacuar pelo menos algumas vezes por semana. Quando você tem uma evacuação, também não deve forçar muito. Além disso, suas fezes não devem ser muito duras.
Estar constipado e ter fezes duras podem piorar as hemorroidas. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para evitar isso:

• Coma muitas frutas, vegetais e outros alimentos com fibra. A fibra ajuda a melhorar as fezes.
Você precisa de 20 a 35 gramas de fibra por dia para manter a sua defecação regular. Se você não tiver fibras suficientes na sua dieta, você poderá tomar suplementos de fibras. Estes vêm na forma de pós, biscoitos ou pílulas. Eles incluem sementes de psyllium, metilcelulose, policarbófilo e dextrina de trigo. Se você tomar um suplemento de fibra, leia o rótulo para saber quanto tomar. Se você não tiver certeza, pergunte ao seu médico.

• Tome medicamentos chamados “amaciadores de fezes”, como o decussado de sódio. Estes medicamentos aumentam o número de evacuações que você possui. Eles são seguros de tomar e podem evitar problemas mais tarde.

O que posso fazer para reduzir meus sintomas?

Algumas pessoas se sentem melhor ao molharem as nádegas com água morna. Você pode fazer isso de 2 a 3 vezes ao dia por 10 a 15 minutos. Não adicione sabão, espuma ou qualquer coisa à água.
Existem também medicamentos que você pode obter sem receita médica. Geralmente são cremes ou pomadas que você esfrega no ânus para aliviar a dor, coceira e inchaço. Alguns medicamentos para hemorroidas vêm em uma cápsula (chamada supositório) que você coloca dentro do reto. Outros vêm em um creme que vem em uma garrafa com um bico que você coloca dentro do reto. Não há problema em experimentar estes medicamentos. Mas não use medicamentos que tenham hidrocortisona (um medicamento esteroide) por mais de uma semana, a menos que seu médico aprove.

E se as etapas de autocuidado não funcionarem?

Se você ainda tiver sintomas depois de tentar as etapas listadas acima, poderá precisar de tratamentos para acabar ou remover as hemorroidas. Um tratamento popular para hemorroidas dentro do reto é chamado de “ligadura elástica”. Para este tratamento, o médico amarra pequenos elásticos ao redor das hemorroidas. Alguns dias depois, as hemorroidas encolhem e caem. Os médicos também podem usar lasers, calor ou produtos químicos para acabar com as hemorroidas. Mas se nenhuma dessas opções funcionar, seu médico poderá sugerir cirurgia para removê-las. Hemorroidas do lado de fora do reto só podem ser removidas com cirurgia. Em todo caso, lembre-se que a SOS Saúde em Casa está à disposição para ajudar! É só clicar baixo e iniciar o seu tratamento.

Caso você queira se consultar com um médico online agora, é só clicar em Iniciar Atendimento e escolher o especialista ou generalista para te ajudar.

Todos os direitos reservados a SOS Saúde em Casa | 2020